Instituto de Artes
Departamento de Artes Visuais
Disciplina: Tecnologias Contemporâneas
na Escola 3
Aluna: Estela Vieira da
Silva
Matrícula: 0981885
Atividade 2:
Resenha critica.
A televisão brasileira teve sua estreia na década de 50, a princípio a
audiência era baixa, existiam poucos aparelhos no Brasil, entretanto nos dias
atuais a televisão é presença quase que obrigatória em todas as casas
brasileiras, é o principal meio de comunicação de massa do Brasil. A atual TV
globo foi inaugurada em 1965, atualmente mantém a audiência com principal e
maior emissora do Brasil. Com programas de reportagens, novelas, desenhos e
programas de entretenimento entre eles o programa ZORRA TOTAL que ganhou prêmio
de melhor programa de humor, lamentável escolha. Destinado ao publico adolescente
e classe popular, o programa trata de temas como homossexualidade, questões do
gênero masculino e feminino, preconceito racial, preconceito social. Os valores
sociais e culturais são tratados no programa de forma amoral, há uma grande
distribuição de ideias, sem reflexão e sem ponderação critica. A realidade é
fragmentada, o mundo real desaparece por se tratar de um programa humor o
telespectador aceita as chacotas e piadas de mau gosto liberando o que
poderíamos chamar de “licença humorística”. Os personagens são apresentados com
o máximo de exagero tanto nas vestimentas, expressões gestuais e nas falas. A
linguagem destinada ao publico apresenta preconceitos e erros gramaticais
criados propositalmente para gerar ideias infantilização e ridicularizarão dos
personagens. Criando do público a ideia subliminar de que todos os pobres são
preguiçosos, garotas de programas são burras, usam a imagem da mulher bonita
como objeto de desejo, as gordas como mulheres que só servem para serem para os
serviços domésticos, machismo, etc. O publico não avalia ou julga as ideias e
comportamentos apresentados no programa apenas consome as ideias sem um juízo
de valor.
Seria o declínio de nossa sociedade que não julga não analisa apenas
consumir de forma voraz, nossos jovens vivem em uma fase de extremo hedonismo
querem apenas se divertir, devem rir ser feliz a qualquer preço, ás custas das
mazelas produzidas pela desigualdade social e de gênero. É preocupante o
impacto que tais ideias podem geram principalmente na formação social e
psicológica de crianças e adolescentes.
As sociedades Pós- Moderna discutem a refletem pouco sobre conceitos de
moral e valores, o que é preocupante, pois, é necessária a reflexão constante
sobre o agir social, as ideias, os costumes, a liberdade, a justiça. É de suma
importância estar sempre se questionado qual a moral vigente do programa? Qual
a formação sociocultural que um programa como este pode trazer a sociedade? Os
exemplos dados pelo programa são validos? As respostas não podem e não devem
ser uniformizadas não é essa a premissa geral, as respostas devem ser múltiplas
e reflexivas.
O filosofo Sartre diz que estamos condenados à liberdade, temos sempre a
escolha, no entanto essa escolha depende de uma serie de fatores psíquicos, sociais,
culturais e históricos que vivemos. Atualmente há uma supervalorização das
classes sociais, uma “ditadura da beleza”, desrespeito as questões do gênero. A
capacidade de escolha do publico escolha do publico esta limitada pelos
transmitidos pela mídia. A grande preocupação não é com a existência do
programa e sim o com o fato do mesmo ser assistido sem uma analise critica.
Durante muito tempo a televisão brasileira esteve sob o domínio da ditadura,
sendo objeto de divulgação das ideias militares, não se pode deixar de analisar
que apesar de toda a negatividade do programa estamos em uma democracia, com
tamanha liberdade que há quadros de chacotas até com a atual presidente do
Brasil, esse é o lado positivo do programa a extrema liberdade que os autores dos
quadros têm para criar personagens sem a preocupação com conceitos éticos,
cabendo à sociedade julga-los como apropriados ou não.
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